17 fevereiro 2009

Livro - Manoel de Oliveira, Piloto de Automóveis

É com enorme prazer que anuncio o lançamento do livro "Manoel de Oliveira, Piloto de Automóveis" da autoria de José Barros Rodrigues, evento que contará com a presença do próprio Manoel de Oliveira e que terá lugar no dia 19 de Fevereiro de 2009 pelas 18 horas no Hotel Sheraton - Porto, projecto para o qual contribuí com a cedência de 6 imagens de outras tantas obras de minha autoria. (ver aqui)


Óleo sobre Tela / 97x146 cm

Estas mesmas obras (pinturas a óleo sobre tela) estarão presentes no local aquando da realização do referido evento e poderão ser apreciadas por todos aqueles que nos honrem com a sua presença.

Cumpre-me aqui deixar o meu sincero agradecimento a José Barros Rodrigues pelo desafio que me lançou e endereçar-lhe os parabéns pela excelência da sua obra.

Pedro Ferreira


Manoel de Oliveira, Piloto de Automóveis
José Barros Rodrigues

Sinopse:

“Manoel Cândido Pinto de Oliveira é o nome de um dos mais profícuos e mais universalmente conhecidos realizadores de cinema portugueses. Poucos, contudo, saberão, que por detrás de uma câmara que com escrúpulo mas com objectivos claros teima em mover-se devagar está um homem que foi rápido, muito rápido, sobretudo com um volante nas mãos. Em 1935, Manoel de Oliveira, que tinha nessa altura um Fiat Balilla, resolve-se finalmente a participar numa prova desportiva, no Porto, no final do mês de Abril. Não era uma prova de circuito, como a que o seu irmão Casimiro tinha ousado efectuar em Vila Real, mas era uma prova desportiva, uma gincana, que nessa altura já tinha pouco de emoção, era mais a racionalidade da perícia do que a vertigem da velocidade. E é aí que a história verdadeiramente começa.”

José Barros Rodrigues
Prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa
Editora Caleidoscópio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Comentários